segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Benefícios e Dificuldades na Implantação do Modelo CMMI

Os benefícios e as dificuldades que iremos descrever logo abaixo são baseados em referências bibliográficas diversas e também na experiência de profissionais que utilizam o CMMI.

Benefícios

Execução: maior excelência na execução de tarefas, melhor distribuição das atividades, melhor alocação dos recursos, aumento da produtividade.

Controle: melhor organização e controle dos projetos, maior precisão dos tempos e custos, maior facilidade de atingir as metas, maior facilidade de determinação e cumprimento do orçamento. 

Qualidade no produto: melhoria na qualidade do software / sistema, melhor identificação das necessidades reais do cliente.

Relacionamento interno: melhorias nos relacionamentos internos, diminuição dos conflitos de interesses internos, não dependência ou sobrecarga de funcionários, incentivos financeiros para os envolvidos. 

Relacionamentos externos: maior conhecimento a nível nacional e internacional, ganhos em concorrências, melhor seleção de fornecedores.

Dificuldades

Resistência: resistência às mudanças a nível gerencial, resistência às mudanças a nível operacional, 

Incentivo: falta de investimentos financeiros, pressão dos clientes / fornecedores, pressão interna (alta administração), implantação de modelos anteriores que não deram certo, expectativas muito elevadas, exigência de incentivos por parte dos funcionários.

Estrutural: quanto ao porte da empresa, grau de formalidade da empresa, mudanças tecnológicas.

Envolvimento: grau de envolvimento da alta administração, grau de envolvimento da média gerência, falta de comprometimento dos funcionários, falta de tempo dos envolvidos, rotatividade do pessoal.
para maiores detalhes sobre os benefícios e dificuldades na implantação do modelo CMMI, clique aqui

Com isso percebemos que apesar do modelo CMMI contribuir bastante para o crescimento quantitativo e qualitativo de uma organização, encontra dentro dela diversos fatores que podem interferir ou dificultar a completa adesão do modelo no desenvolvimento dos processos dentro da organização.


Referências:
www.ead.fea.usp.br/tcc/trabalhos/Artigo_Bruno%20Mezzena.PDF

2 comentários:

  1. Um material complementar que pode ser utilizado para dar assistência ao projeto pode ser encontrado no nosso blog: http://gerenciadeprojetossi.blogspot.com/ Acessem e confiram!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. O CMMI dá as diretrizes e orientações para melhorar em todo o conjunto de desenvolvimento de software, desde o processo até a concepção do produto. Quando chegarmos no nível onde as empresas se preocupem mais com a engenharia do software, com certeza, estaremos no rumo de produtos com mais qualidade e de confiança.

    abs

    ResponderExcluir